
Um prato de raízes africanas que fez fama na cozinha baiana, a que certamente chegou pelas mãos dos escravos. O preparo não pode ser mais simples: feijão fradinho cru,reduzido a um purê grosso, condimentado com alho e cebola e frito em azeite de dendê. O azeite de dendê é o traço marcante da identidade da cozinha tradicional da Bahia.
Ingredientes:
- 300g de feijão fradinho
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 1 copo de água
- 100ml de azeite de dendê
- Óleo para fritar
- Pimenta do reino
- Sal
- No liquidificador, bata o feijão, 1 cebola, o alho e o sal em meio copo de água, até obter uma pasta uniforme.
- Coloque a massa num recipiente e bata manualmente até que fique mais leve e abra bolhas. Tempere com a pimenta do reino.
- Numa frigideira funda e grande, junte o óleo misturado ao azeite de dendê e a cebola inteira restante e deixe ficar bem quente.
- Faça os acarajés usando duas colheres para formar os bolinhos. Vá colocando colheradas da massa, bem separadas uma das outras. Deixe fritar até que um dos lados fique dourado. Vire-o e deixe dourar também.
- Retire, escorra sobre papel absorvente, corte e recheie.
Preparação 25 minutos
Valor Calórico alto
Custo econômico
Vatapá e molho de camarão. O acarajé é recheado com vatapá e camarão seco. A pimenta é colocada de acordo com o gosto e a preparação ainda pode levar um molho de cebola, tomate e pimentão picados em vinagrete. Enviar para o Twitter
0 comentários:
Postar um comentário