
As empanadas são uma versão intermediária entre a empada e o pastel. Assim como na Argentina, ocupam importante lugar na cozinha uruguaia. Quando a família é numerosa, costuma-se fazer em grande quantidade, como se fosse um empadão dividido em vários pedaços. Mas são mais comuns as individuais.
Ingredientes:
massa cimarrona
- 500 g de farinha de trigo
- 100g de manteiga
- 25g de banha de porco
- 1 colher (chá) de sal
- 150 ml de água
- 300g de peixe
- 100g de molho branco
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 10g de coentro
- 1/4 de colher (chá) de pimenta branca moída
- 1 colher (chá) de sal
- Em uma panela, coloque a água, a manteiga, a banha e o sal. Deixe ferver.
- Em um recipiente fundo, coloque a farinha de trigo e despeje a mistura fervente. Misture rapidamente para que toda a farinha fique cozida. Deixar descansar por uns 15 minutos, mas sem deixar esfriar totalmente.
- Enquanto isso, em outra panela, junte o peixe - já cozido, quase sem tempero, e desfiado -, o ovo, o coentro picado, a pimenta e o sal, mexendo suavemente. Quandoe stiver quente, acrescente o suco de limão e o molho branco. Mexa até engrossar. Deixe esfriar.
- Sove a massa, já descansada, até que fique bem lisa e uniforme. Estique-a e corte em forma de disco, no tamanho desejado.
- Coloque o recheio na parte inferior do disco e deixe uma pequena parte para fechar a empanada. Umedeça a borda da massa com água e feche, formando uma meia-lua.
- Vire a borda da massa fazendo uma bainha. repita em todas as empanadas. leve ao forno preaquecido a 180ºC e deixe dourar.
Preparação: 1hora e 30
Valor Calórico: alto
Custo: médio
Enviar para o Twitter
0 comentários:
Postar um comentário